Novo produto permite abrir portas, catracas e cancelas num ambiente totalmente digital, expandindo as possibilidades de controle de acesso fora do mundo analógico.

Axis

A Axis Communications, fabricante de tecnologias em videomonitoramento IP, áudio IP e controle de acesso IP, expandiu seu portfolio com o lançamento de uma nova controladora de acessos. A controladora AXIS A1601, que trabalha com os protocolos seriais Wiegand e OSDP, agrega a possibilidade de manter o sistema num ambiente totalmente digital, sem qualquer interface serial do mundo analógico.

Ao administrar os acessos via rede, é possível superar uma limitação típica de sistemas analógicos: a necessidade de conexão física. No ambiente IP, a conexão é lógica, com dispositivos que conversam entre si através de portas virtuais. Assim, os dispositivos de leitura de credenciais, como terminais para reconhecimento facial e leitura de placas, podem estar num local, enquanto os pontos de acesso, como portas, catracas e cancelas, podem estar em outro local.

Com a possibilidade de criar sistemas de controle de acesso 100% digitais, a Axis acelera o processo global de migração tecnológica e viabiliza inovações para a gestão de acessos como o uso de códigos QR, identificação de pessoas por leitura biométrica, ou controle de acesso veicular.

Essa ampla variedade de aplicações com fácil integração é possível graças aos padrões abertos do produto e à aderência ao padrão ONVIF de interoperabilidade. A controladora possui dois relés e quatro portas I/O, para facilitar a integração com alarmes de incêndio, botões e outros dispositivos. Além de reduzir custos com cabeamento ao dispensar conexões físicas, o produto é alimentado por PoE+, o que elimina mais cabos.

Pensada para organizações de todos os tamanhos, a nova opção de controladora de acesso alcança 70 mil credenciais gerenciáveis de forma descentralizada. Em caso de falha no servidor, a controladora segue atuando com as 70 mil credenciais armazenadas em si, mesmo com o sistema off-line e mesmo que uma parte do sistema descentralizado tenha caído. Na prática, essa descentralização gera maior disponibilidade para os usuários.

A Axis entrou no mercado de controle de acesso em 2013 com o lançamento da controladora AXIS A1001, o primeiro controlador de acesso no mundo baseado em um protocolo de rede aberto e não-proprietário. Depois de lançar videoporteiros IP e outros dispositivos de controle de acesso, a Axis adquiriu a 2N, líder em videoporteiros IP.

“Com o acréscimo da controladora AXIS A1601 ao nosso portfolio, reforçamos a estratégia da Axis de facilitar a migração de sistemas de controle de acesso analógicos para o digital com toda a atenção à qualidade que nos permitiu liderar a migração no setor de videomonitoramento, aplicando o conhecimento da empresa na proteção dos sistemas IP contra ataques cibernéticos e disponibilizando o mesmo nível excelente de assistência técnica”, afirma Paulo Santos, gerente de Soluções da Axis. “Nossa ideia é que as pessoas possam se beneficiar cada vez mais com sistemas de controle de acesso que tiram proveito de todas as vantagens da tecnologia IP”.

A nova controladora AXIS A1601, já disponível no Brasil, chega ao mercado compatível com um amplo conjunto de softwares de fabricantes como Averics, Genetec e Pegasus Technologies.

Serviço:
Axis Communications
(11) 3050-6600
axis.com